O laser causa uma lesão térmica por dentro da veia safena, levando à sua oclusão e consequente eliminação do refluxo.
Com o aperfeiçoamento dos tipos de fibras e dos comprimentos de onda do laser, hoje ele já apresenta o maior grau de recomendação e nível de evidência para o tratamento da veia safena (consenso pelas sociedades internacionais de cirurgia vascular). Esse método permite uma recuperação menos dolorosa, mais rápida e com menor índice de complicações se compararmos à cirurgia tradicional.
Tire suas dúvidas sobre o endolaser:
1) Aonde esse procedimento é realizado?
Pelo fato de ser um procedimento minimamente invasivo, sem incisões, esse método pode ser realizado tanto em nível hospitalar quanto no consultório.
2) Como é o preparo antes do procedimento?
Normalmente solicitamos alguns exames pré operatórios. É necessário também um jejum e se for realizado em consultório, vir junto com um acompanhante.
3) Como saber se a minha safena está com refluxo?
Para saber se a sua safena está doente, é necessário a realização do ecodoppler venoso de membros inferiores.
4) O endolaser é doloroso?
No momento da cirurgia o paciente não sente nada, porque está anestesiado e sob sedação. Nos dias seguintes é normal ter um incômodo leve no local tratado, mas muito menor que a dor da cirurgia tradicional da safena.
5) Quais as orientações após o procedimento?
Orientamos um repouso relativo em torno de três dias. Evitar exposição ao sol enquanto estiver com hematomas nas pernas. Preconizamos também o uso de uma meia compressiva em torno de 10 dias.